Translate

sábado, 12 de abril de 2014

Caminhos para o Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

O Desenvolvimento tão discutido nos últimos tempos foi diversas vezes confundido com Crescimento, de fato, visto a distância eles se parecem, mas, de perto notam-se as diferenças, é inconteste não ser possível produzir Desenvolvimento sem Crescimento, no entanto, o Crescimento sem Desenvolvimento é pior que o retrocesso é a ampliação das distorções de uma sociedade.


Indicadores:
Tecnicamente são o PIB ( Produto Interno Bruto) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Crescimento - PIB mede a riqueza produzida em um País, Estado, Cidade, Comunidade, Segmento ou Setor.
Desenvolvimento  - IDH mede aspectos socioeconômicos como emprego, nascimento, mortalidade, escolaridade entre outros.

Várias são as ações promovidas tanto no Brasil como no mundo para provocar o Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, exemplo disso é o ODM ( Objetivo de Desenvolvimento do Milênio) Amparado pela ONU com metas a serem  atingidas no mundo todo que podem provocar melhoraria  na vida das pessoas. http://www.portalodm.com.br/.

No Brasil várias ações foram criadas, muitas ligadas ao ODM, mas eu chamo a atenção a uma ação que teve origem na necessidade da população, e que não foi originada do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, mas, que irão se encontrar como dois rios indo para o mar.


Eu afirmo, sem medo de errar, que a Lei Geral 123/06 é o maior projeto de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável já criado em nosso País.

Hoje existem no Brasil mais de 8 milhões de Empresas 99% delas são de Micro e Pequenas Empresas, mais de 3 milhões são de Micro Empreendedores Individuais que estavam na informalidade, ou seja, estavam na clandestinidade e sem estar amparados pelo INSS. http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Envolvido com o Projeto, o Sebrae está dando suporte a Municípios, Estados e Empresas com Consultorias Especializadas, Cursos de Compras para Gestão Pública e para a Iniciativa Privada a fim de elevar o volume de compras no ambiente local por parte da Gestão Pública.
Veja O link. https://www.youtube.com/watch?v=X_oE_jwrdLk

Capacitação dos Servidores do Estado do Tocantins em Compras Governamentais pelo SEBRAE.
https://www.facebook.com/pages/Engenharia-Empresarial/301984463146114?fref=ts

Como resultado temos cada vez mais municípios valorizando as Pequenas Empresas Locais e os Pequenos Produtores Locais ( Agricultura Familiar), e o ciclo se completa com a aplicação de outros projetos como o PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar).para entender melhor veja o
Vídeo no Link.https://www.youtube.com/watch?v=o9YIZGi-VY4

Assim, mobilizado poder público, Economias Locais e Comunidade poderemos conduzir uma revolução sustentada por trabalho e a valorização da

SUSTENTABILIDADE
“Relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana sem prejudicar o futuro das próximas gerações”. 


 Alberto Belluzzo
Consultor do SEBRAE/TO

Formado como Bacharel em Administração, Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e MBA Executivo em Negócios pela Universidade Norte do Paraná, Atua como Consultor do Sebrae- TO nas áreas de Planejamento Empresarial e Legislação de MPEs, Professor Acadêmico e Proprietário da Engenharia Empresarial empresa especializada em Gestão com foco no Planejamento Estratégico Público e Privado além de Capitação de Recursos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre esse conteúdo.