Translate

sábado, 21 de maio de 2016

O Sucesso a um olhar de distância.

O sucesso está onde eu posso ver, é o empreendedor que define seus limites, assim, seu sucesso depende efetivamente da sua capacidade de análise da situação, para compor com seus ideais e sonhos e assim realizar.



Em minha história de vida, já passei por várias crises, assim como muitos brasileiros. Muito já foi dito sobre como as empresas devem enfrentar a atual. Como consultor de empresas e empresário desde  98, entendo que tenho algo a contribuir.

Não há dúvidas de que a melhor forma de superar as dificuldades, sejam elas na forma de crises ou não, é enfrentando, assim, enfrentamento nos remete a mudança e decisão, duas atitudes rotineiras aos empresários e empreendedores de sucesso.

As principais características dessas ações devem, para obter resultados, estar pautadas na busca de informações seguras, disciplina e na inovação.

Vou aqui deixar algumas dicas de ações que podem ser tomadas por quem deseja realmente superar suas dificuldades e atingir o sucesso.

Conheça sua empresa e seus clientes, não por achismo, mas com informações estatísticas confiáveis, inclua aí, indicadores de resultados.

Identifique os verdadeiros valores institucionais de sua empresa, como, a verdade do seu negócio, o que de fato está por traz do produto ou serviço que você entrega, sua missão, visão, valores desejáveis e indesejáveis e a cultura da sua empresa.

Verifique se você realmente compreende quais são os Fatores Chaves de Sucesso para o seu negócio, se sua empresa trabalha para melhorar suas competências, e se elas realmente são incorporadas e desenvolvidas por sua equipe.

Faça uma análise sowt, ou "fofa" em português, entenda o que está relacionado com sua empresa e seu negócio nos ambientes internos e externos, levante com clareza e de forma simples suas oportunidades, ameaças, pontos fortes e fraquezas.

Crie um plano de trabalho simples e objetivo respondendo a perguntas simples. Utilize o 4Q1POC, que nada mais é do que um conjunto de perguntas chaves sobre o plano de trabalho.

Por fim, defina métricas, indicadores mensuráveis para seu plano de trabalho. Lembre-se de que eles devem sempre ser "smart", ou seja reais, claros, viáveis.

Não esqueça que controlar não significa necessariamente cortar gastos, mas sim, gastar bem e melhor, essa nova postura mental, pode evitar que a empresa perca qualidade, o que provocaria um efeito oposto ao desejado.

Uma última dica é, seja inovador, criativo, mas sem perder o foco.

Inovar não é tão difícil como você imagina, na maioria das vezes são ações simples, como mudar o layout, fachada, abrir um site, agregar um produto ou serviço, o mais importante é que a inovação seja fruto de uma análise da realidade da empresa e que o risco seja baixo.

O que apresento não é fruto apenas da minha opinião, mas de experiência aplicada em várias empresas, que obtiveram sucesso a partir do momento em que enfrentaram os desafios.

Você verá que os casos de sucesso são muitos, não apenas nas grandes empresas, mas principalmente nas pequenas empresas, vamos lá, não desista, procure sempre ajuda profissional especializada e boa sorte.

http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2013/10/05/no-dia-do-empreendedor-conheca-50-casos-de-sucesso.htm
https://acia.com.br/noticias/micro-e-pequenas-empresas-transformam-momentos-de-crise-em-oportunidades-para-crescer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre esse conteúdo.