Translate

domingo, 11 de agosto de 2013

Boas Práticas de Gestão Pública que melhoram a realidade das Pessoas


Sou consultor do SEBRAE, atuo com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e vejo todos os dias a realidade em que se encontram, principalmente os pequenos municípios brasileiros.
Municípios com baixa arrecadação, dependentes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que na maioria das vezes fica comprometido com a folha de pagamento direta e indireta.
Como melhorar minha cidade? A grande dificuldade hoje dos gestores municipais é encontrar soluções que os ajudem a fortalecer a economia local, ao fazerem isso provocam a surgimento de novos empreendimentos gerando maior distribuição de renda e melhorando a qualidade de vida.
Na prática, o que dá certo? O que pode melhora o lugar que vivemos? Sugiro três simples práticas já experimentadas que podem ser usadas para melhorar a realidade do seu município.


  1. Criação da Agencia de Desenvolvimento Municipal – Este exemplo foi dado na cidade de Guaraí – TO, a Agencia é formada por gestores municipais e pode receber representantes da sociedade como associações, sindicatos, Instituições de Ensino e de crédito entre outras,  lá a Agencia de Desenvolvimento tem varais responsabilidades como criar um plano de trabalho para o desenvolvimento do município, apoiado no 4Q3POC, contribuir para a construção do Planejamento Estratégico,  Desenvolver o projeto do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, realizar Fóruns entre tantas outras ações que vão culminar na melhoria da qualidade de vida do município.
  2. Sala do Empreendedor Itinerante, na cidade de Bernardo Sayão – TO, existe uma característica peculiar, a cidade tem mais de 50% de sua população residente na zona rural, dessa forma a gestão percebeu que deveria conhecer melhor estas comunidades, foi criado a sala do empreendedor itinerante, onde os serviços de inscrição, baixa e alteração, orientação sobre crédito, licitação e Gestão,  são disponibilizadas na sala, além disso o município pode conhecer melhor a população realizando cadastramento dos pequenos produtores e dos MEI no portfólio da prefeitura.
  3. A cidade de Colinas do Tocantins – TO, está inovando na forma de auxiliar o MEI (Micro Empreendedor Individual), o governo federal criou o MEI com o objetivo de diminuir a informalidade, gerar renda e fortalecer a economia local . Cada Micro Empreendedor Individual pode ter um funcionário registrado, no entanto para fazer a gestão contábil desse funcionário ele é obrigado a procurar os serviços de um profissional contábil, muitas vezes isso inviabiliza a contratação do Funcionário, assim a Prefeitura de Colinas disponibiliza em parceria com o Sindicato Rural, por uma taxa de manutenção de R$10,00 a gestão contábil dos Funcionários do MEI.


Existem muitos outros bons exemplos que podem ser seguidos, estarei lançado outras boas práticas em breve. Baseados nestes exemplos podemos notar que é possível mudar para melhor o lugar em que vivemos.

Onde e como vivemos é uma extensão de nossas convicções e atitudes.

ALBERTO BELLUZZO , Formado como Bacharel em Administração, Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e MBA Executivo em Negócios pela Universidade Norte do Paraná, Atua como Consultor do Sebrae- TO nas áreas de Planejamento Empresarial e Legislação de MPEs, Professor Acadêmico e Proprietário da Engenharia Empresarial empresa especializada em Gestão com foco no Planejamento Estratégico Público e Privado além de Capitação de Recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre esse conteúdo.