Sou consultor do SEBRAE, atuo com
a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e vejo todos os dias
a realidade em que se encontram, principalmente os pequenos municípios brasileiros.
Municípios com baixa arrecadação,
dependentes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que na maioria das
vezes fica comprometido com a folha de pagamento direta e indireta.
Como melhorar minha cidade? A grande dificuldade hoje dos gestores municipais é encontrar soluções que os
ajudem a fortalecer a economia local, ao fazerem isso provocam a surgimento de
novos empreendimentos gerando maior distribuição de renda e melhorando a
qualidade de vida.
Na prática, o que dá certo? O que pode melhora o lugar que vivemos? Sugiro três simples práticas já experimentadas
que podem ser usadas para melhorar a realidade do seu município.
- Criação da Agencia de Desenvolvimento Municipal – Este exemplo foi dado na cidade de Guaraí – TO, a Agencia é formada por gestores municipais e pode receber representantes da sociedade como associações, sindicatos, Instituições de Ensino e de crédito entre outras, lá a Agencia de Desenvolvimento tem varais responsabilidades como criar um plano de trabalho para o desenvolvimento do município, apoiado no 4Q3POC, contribuir para a construção do Planejamento Estratégico, Desenvolver o projeto do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, realizar Fóruns entre tantas outras ações que vão culminar na melhoria da qualidade de vida do município.
- Sala do Empreendedor Itinerante, na cidade de Bernardo Sayão – TO, existe uma característica peculiar, a cidade tem mais de 50% de sua população residente na zona rural, dessa forma a gestão percebeu que deveria conhecer melhor estas comunidades, foi criado a sala do empreendedor itinerante, onde os serviços de inscrição, baixa e alteração, orientação sobre crédito, licitação e Gestão, são disponibilizadas na sala, além disso o município pode conhecer melhor a população realizando cadastramento dos pequenos produtores e dos MEI no portfólio da prefeitura.
- A cidade de Colinas do Tocantins – TO, está inovando na forma de auxiliar o MEI (Micro Empreendedor Individual), o governo federal criou o MEI com o objetivo de diminuir a informalidade, gerar renda e fortalecer a economia local . Cada Micro Empreendedor Individual pode ter um funcionário registrado, no entanto para fazer a gestão contábil desse funcionário ele é obrigado a procurar os serviços de um profissional contábil, muitas vezes isso inviabiliza a contratação do Funcionário, assim a Prefeitura de Colinas disponibiliza em parceria com o Sindicato Rural, por uma taxa de manutenção de R$10,00 a gestão contábil dos Funcionários do MEI.
Existem muitos outros bons
exemplos que podem ser seguidos, estarei lançado outras boas práticas em breve. Baseados nestes exemplos podemos notar que é possível mudar para melhor o lugar
em que vivemos.
Onde e como vivemos é uma
extensão de nossas convicções e atitudes.
ALBERTO BELLUZZO , Formado como Bacharel em Administração, Tecnólogo em
Administração de Pequenas e Médias Empresas e MBA Executivo em Negócios pela
Universidade Norte do Paraná, Atua como Consultor do Sebrae- TO nas áreas de
Planejamento Empresarial e Legislação de MPEs, Professor Acadêmico e
Proprietário da Engenharia Empresarial empresa especializada em Gestão com foco
no Planejamento Estratégico Público e Privado além de Capitação de Recursos.
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