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quinta-feira, 10 de março de 2016

Por que empresas quebram?

As empresas quebram, sim, isso acontece, mas, qual o motivo que promove essa situação, com absoluta certeza isso ocorre sempre por vários motivos, nunca é apenas um motivo, claro que existe sempre o motivo principal, de qualquer forma, vamos entender melhor essa situação.



Motivos que podem levar uma empresa a quebrar:

·         Descontrole com os gastos;
Esse normalmente é o principal motivo pelo qual as empresas quebram, o descontrole dos gastos e recursos das empresas levam os sócios a viverem em um mundo de fantasia, até o momento em que falta o dinheiro, normalmente esse empresa não faz uso de fluxo de caixa e Gestão de Patrimônio, como elementos de gestão para tomada de decisão, vivem em uma praia paradisíaca de costas para o mar, enquanto um tsunami se aproxima sem que ele perceba.

·         Despesas pessoais juntas com as da empresa;
Outro grave problema é o elevado valor das retiradas do pró-labore,  ou seja, existem casos em que, a mãe, o pai, os filhos, a sobra e o cachorro fazem retiradas do caixa da empresa, e além de não ser lançado no pró-labore, esses valores não são lançados em lugar nenhum.

·         Sócios que só querem tirar, independente dos resultados;
Existem sócios investidores que acreditam que ao investir em um negócio, ele tem o direito de fazer suas retiradas mensais, o que ele não sabe é que, quando a empresa dá prejuízo, ele deve por dinheiro e não tirar.

·         Compromissos maiores do que a capacidade da empresa;
Muitos empresários, na ânsia de cumprir um compromisso ou de investir, assumem compromissos que não podem cumprir, Isso irá naturalmente, virar uma bola de neve, o ideal é fazer aquilo que está ao seu alcance, sem deixar a empresa no vermelho.

·         Queda das vendas;
Diante de novos cenários, é natural que as vendas sofram influência do mercado, a empresa deve estar com seus controles enxutos para tomar decisões que se adequem a nova realidade, caso contrário ela estará mantendo os gastos operacionais elevados, isso eleva seu preço, caso ela não perceba, poderá até tomar prejuízo ao realizar novas vendas.

·         Novos entrantes;
A concorrência é algo natural no mercado, para não ser muito impactado, a empresa deve criar um relacionamento de confiança e credibilidade com sua clientela, dessa forma será muito mais difícil para a concorrência atrair seus clientes, uma boa estratégia é ir além da expectativa do cliente, sempre surpreendendo e não apenas satisfazendo.

·         Falta de Planejamento;
Empresas que não planejam são cegas em um tiroteio, ouvem, mas não veem de onde está vindo o tiro, ou para onde devem ir, não veem os pontos de proteção, e nem as oportunidades de reação, acham que são atletas quando na verdade são sedentários, não valorizam seus pontos fortes e não veem seus pontos fracos.

·         O não atendimento dos requisitos legais para o funcionamento;
Existem empresários que tem o habito de levar tudo com a barriga, depois eu vejo isso, depois eu faço, principalmente quanto as exigência legais, um alvará, uma atestado, um protocolo, ficam dessa forma desprotegidos, ou seja, tanto podem ganhar de presente uma multa por não atender os requisitos legais, como estão desamparados quanto a segurança da entrega de seus serviços ou produtos ao cliente, que pode gerar um belo e caro processo.

·         Equipe descomprometida;
Uma equipe envolvida com a empresa, conduz a empresa ao sucesso, um dos maiores erros cometidos por muitas empresas é achar que o colaborador está ganhado demais, caso comum nas comissões, ou gestão por resultado, as empresas acabam perdendo e deixando de atrair talentos, o ideal é que haja na empresa uma politica intra-empreendedora. Outra ação muito comum é o empresário reclamar na frente de sua equipe, essa atitude é altamente destrutiva, por pior que a empresa esteja, deve-se ser transparente, mas com o uso das palavras certas, além do que, não é tudo que deve ser dividido com todos os colaborados.

·         Atendimento desqualificado ao cliente;
O cliente é o rei, assim ele deve ser atendido com muito carinho, ou seja, como o cliente enxerga a empresa? É feito o pós venda? Existe uma pesquisa de satisfação? A equipe recebe qualificação para melhoria do atendimento? Não podemos esquecer que a maioria das vendas estão relacionadas a confiança e credibilidade.

·         Fornecedores não correspondem às necessidades da empresa;
Fornecedores são pontos chaves na qualidade da entrega do produto ou serviço, a questão é a empresa tem ao menos 03 fornecedores por produto? Avalia os fornecedores? Existe uma relação de parceria? Os produtos são os que meus cliente desejam? quando surge uma oportunidade ou dificuldade do mercado, o fornecedor se lembra de mim, ou o fornecedor quer sempre empurrar o  que está no estoque pra você?

·         Uso inadequado de empréstimos;
É impressionante que ainda hoje vemos empresários pegarem dinheiro para capital de giro e gastá-lo com um carro novo, como se isso fosse uma grande vantagem, ele pega dinheiro com juros elevado e empurra em um bem que não tem utilidade real para a empresa, apenas para ele.

·         Juros altos;
Outro problema muito comum, o desespero é uma espécie de anestesia no cérebro do empresário, ele não vê as oportunidades e cai na primeira proposta, para sanar seu desespero, acaba pagando juros absurdo, caso muito comum são o cheque especial, o cartão de crédito, entre outros.

·         Inadimplência elevada;
Empresas que não fazem uso de uma politica de crédito e cobrança, tendem a empurrar seu capital na mão de inadimplentes, normalmente já conhecidos no mercado, o ideal é que seja utilizado ferramentas para avaliação do crédito, afinal, para que empurrar produto que está pago, ou no estoque para quem não paga.

·         Ausência de visão estratégica.
Quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve, esse ditado é velho, mas muito atual.  Empresas que acreditam que apenas vender é a solução, estão sem rumo, pois os percalços do caminho são inevitáveis, saber para onde se quer ir, e de que forma quer estar, são orientações fundamentais pra não ser um papel ao vento, quem sabe o que quer, irá chegar mais cedo ou mais tarde.


Claro que existem outros motivos que podem levar uma empresa a quebrar, no entanto esses são os principais, fique atento, não deixe chegar no extremo, procure ajuda antes da situação ficar feia, no entanto se não for possível, desesperar não é a solução, é importante estar bem assessorado, tendo ao seu lado profissionais que possam lhe ajudar, jurídica, contábil e administrativamente.


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