Translate

segunda-feira, 14 de março de 2016

Você sabe identificar um gestor competente?

Esse ano é um ano muito importante para o futuro de todos nós, é ano de eleição, ano de escolher quem ira conduzir sua cidade por mais 04 anos, e seus respectivos fiscais, os vereadores.



Dessa forma, não podemos deixar de falar sobre uma coisa tão comumente esquecida por pretendentes aos cargos, e esquecidos também pela população, o Planejamento.

Em minha atividade como consultor de empresas públicas e privadas tenho encontrado constantemente um problema peculiar a ambas, a falta de planejamento, esse problema está tão enraizado nas rotinas de gestão que passam despercebidos pela maioria dos gestores, sejam eles do setores público ou privado.

A ausência do planejamento impede que os gestores tenham a sua disposição segurança nas informações para tomada de decisão, como poderá um gestor agir sem conhecer seus custos, sejam fixos ou variáveis, sem a definição clara de pro labore, estando ausente o ponto de equilíbrio ou tempo de retorno do negócio, capacidade de receitas, fluxo de caixa, identificação das vocações e oportunidades local e regional  ou a definição clara de um plano de trabalho pautado na realidade.

Isso se aplica também na gestão pública, como poderá um gestor contratar mais pessoas após ganhar uma eleição, sem primeiro olhar atentamente sua expectativa de receita, como poderá ele cumprir as promessas de campanha sem ter ferramentas excelentes para atração de recursos e investimentos, como poderá ele promover a melhoria da qualidade de vida em sua cidade se não fortalecer a economia local.

Normalmente os gestores públicos cometem 04 grandes erros após a eleição:


  1. Demitem os contratados da gestão anterior e contratam seus aliados;
  2. Fazem contratos para saldar compromissos que irão estourar o município;
  3. Veem o hoje e não o amanha, gastão tudo o que tem, agora, não se preparem para as vacas magras;
  4. Não criam mecanismos para atração de divisas, recursos e desenvolvimento de projetos que possa garantir atração de investimentos públicos e privados, para assim, não ficarem dependentes do FPM.


Dessa forma apresento aqui algumas ações que podem ser tomadas para combater tal problema:
  
  1. Coloque ao seu lado pessoas comprometidas e que desejam crescer;
  2. Levante informações financeiras ( Contas a receber e contas a pagar);
  3. Defina Missão, visão, Valores e códigos junto com sua equipe;(Faça um Planejamento Estratégico)
  4. Construa um ambiente de trabalho positivo ( Envolver as pessoas com os objetivos);
  5.  Valorize dentro da gestão o que é Valioso (atraia recursos), sustentável (Difícil de ser Copiado), Versátil (atua sistematicamente com perfeição);
  6. Criar um plano SMART (Específico “Detalhado”, Mensurável “pode ser medido?”, Atingível “os recursos são suficientes?”, Realista “vai de encontro ao que realmente se quer?” Tempo “pode ser medido?”).
  7.  4Q1POC (quando, quanto, quem, o que, por que, onde e c  omo)
    Monitoramento

    Existem várias ferramentas de gestão e planejamento que podem ser usadas de forma satisfatória, PDCA, BCS, TQM entre outros, procure um profissional qualificado e construa um caminho de sucesso para sua empresa seja ela pública ou privada.

    Sendo assim, amigo eleitor, fique atento nas promessas de seus candidatos e principalmente no seu plano de governo, ele deve ser sólido, transparente, viável, quem promete tudo, normalmente não faz nada, exija acima de tudo, coerência.

    Boa sorte!

    Alberto Belluzzo é Formado como Bacharel em Administração, Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e MBA Executivo em Negócios pela Universidade Norte do Paraná, Atua como Consultor do Sebrae- TO nas áreas de Planejamento Empresarial e Legislação de MPEs, Professor Acadêmico e Proprietário da Engenharia Empresarial empresa especializada em Gestão com foco no Planejamento Estratégico Público e Privado além de Capitação de Recursos.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dê sua opinião sobre esse conteúdo.