Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Metas, motivação e decisão.


Sou professor acadêmico e consultor de empresas, em minhas experiências vejo situações quanto à escolha das pessoas que me fazem refletir, alunos que fazem um curso por imposição dos pais, empresários que  montam um negócio, pois não tinham o que fazer,  funcionários que trabalham sem demonstrarem nenhum interesse pelo que fazem, isso demonstra total desconhecimento de sua própria natureza, sua vocação, algo que inspire seu ser, que lhe motive a ponto de arriscar, torcer, amar. A questão é por quê acontece isso?

Pesquisa realizada e coordenada por Elaine Saad, da Right Management, feita com um universo de 5.685 entrevistados, revela que 48% de pessoas estão infelizes no trabalho, sendo que o percentual de mulheres (59%) supera o de homens (41%) igualmente insatisfeitos. 

Esse número assombroso nos leva a uma análise de nossas decisões é certo que erramos muito, e devemos aprender com os erros, mas como errar menos, muitas pessoas tem medo de tomar decisões e decide não decidir nada, elas não percebem que não tomar uma decisão é uma decisão e gera efeitos como qualquer outra decisão tomada.

“Se não existirem alternativas poderá existir um PROBLEMA, mas não haverá um problema de decisão” [Kirkwood, 1997]

Eu não vou me aprofundar nos processo de decisão intuitivo, analítico e consultivo pois quero remeter o leitor a um outro ponto da tomada de decisão ligado fundamentalmente a satisfação e motivação.
Zanelli (2004) acrescenta que a origem da palavra motivação é do latim “motivus”, que significa mover. Assim, a palavra motivação assume o significado de “tudo aquilo que pode fazer mover”, “tudo aquilo que causa ou determina alguma coisa”, ou até mesmo “o fim ou razão de uma ação”.   Assim a pergunta é o que lhe move? O que lhe faz agir?




Não será uma ou duas vezes em que teremos na vida que enfrentar desafios nem sempre agradáveis, muitas vezes teremos que fazer coisas que não gostamos que não nos saímos bem, mas o que fazer?
Para alcançar o sucesso os grandes empreendedores tiveram que enfrentar grandes desafios, e muitas vezes fazer o que não gostavam, um empresário que conheci em São Paulo tinha medo de dirigir, no entanto para atingir seu resultado ele teve que dominar e dirigir carretas.

O motor que lhe movia é sua crença em seu negócio, isso fez com que ele fosse mais forte que seu medo, e se tornasse um bem sucedido empresário, ou seja, ele tinha claramente uma meta, a ausência de metas claras nos acovarda diante dos obstáculos.

Podemos entender que a tomada de decisão é totalmente definida pela sua motivação, e sua motivação pelas metas definidas por você em sua vida, afinal  como diz o ditado “ para quem não sabe onde ir, qualquer lugar serve”.

Então antes de desistir do que esta fazendo faça uma análise da sua situação, pergunte a você, onde você está? Como está? Quem você é? Depois questione: O que quero ser? Onde quero chegar? Como quero estar? Então após obter as respostar ficará mais fácil enfrentar os desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre esse conteúdo.