Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pequenas Empresas e seus dilemas

Ouço todos os dias muitas reclamações dos empresários sobre os problemas que afligem as pequenas empresas brasileiras, entre eles a falta de mão de obra especializada, a elevada tributação, o descaso de alguns fornecedores, o excesso de burocracia para liberação de crédito, a falta de união de alguns setores, o elevado número de concorrentes no segmento entre outros não menos importantes.
Afirmar que esses empresários não tem um fundo de razão seria uma inverdade, no entanto ao olhar com mais profundidade cada um desses problemas somos levados a um resultado muito comum, a falta de Pesquisa e Planejamento, elementos conhecidos, no entanto teimosamente negados pelos empresários.  
Porter em sua teoria das 5 forças nos mostra claramente que o empresário deve antes e durante a existência de sua atividade viver em constante pesquisa  e  planejar a fim de subjugar suas dificuldades.
Se em um segmento onde é muito fácil a entrada de concorrentes eu necessito me diferenciar, agregando valores aos meus serviços e produtos, se existe um grande número de produtos substitutos, uma das soluções é Buscar parcerias e novas tecnologias, Porter ainda aponta o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores como uma grande ameaça, além disso, o elevado grau de concorrência.
No entanto o maior obstáculo é justamente quebrar paradigmas com ideias inovadoras e coragem para quebrar o modelo mental solidificado pela rotina da empresa e pelo medo de mudança.
Para isso podemos apontar algumas ideias e comportamentos, simples mas que devem ajudar o empresário nesse desafio:
1.    Frequentar feiras ligadas ao segmento;
2.    Participar de Cursos e Capacitações Constantemente;
3.    Permitir também a seus colaboradores Capacitações;
4.    Avaliar o aprendizado e conhecimento da empresa;
5.    Realizar Pesquisa de satisfação com seus clientes;
6.    Realizar Pesquisa de satisfação com seus Colaboradores;
7.    Pesquisar, dentro e fora da empresa.
8.    Realizar o Planejamento Estratégico;
9.    Medir e monitorar os resultados do Planejamento;
10.  Valorizar as conquistas com todos na empresa;

Obs.: Procure sempre um profissional  qualificado para lhe orientar e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre esse conteúdo.