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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como obter sucesso? Saiba como construir a resposta para essa pergunta.


Você já sabe onde quer chegar?
Conhece seu potencial e suas fraquezas?
Tem a mente aberta para inovações?
É capaz de se auto avaliar?

Tudo isso é muito importante, e nenhum empreendedor poderá ir além de onde está sem tais respostas seguramente definidas em sua mente, no entanto, além de saber onde se deseja chegar, é fundamental definir claramente o caminho para se chegar, ou seja, como faze-lo. Para isso não existe ferramenta melhor do que o Planejamento Estratégico.

O fracasso e o sucesso nos negócios depende principalmente da capacidade do indivíduo de enfrentar e superar obstáculos, tudo fica mais claro ao entender os fatores que envolvem todos os ambientes, sejam eles externos, que apresentam Oportunidades e Ameaças ou Internos, que demonstram Fraquezas e Forças.


Dessa forma apresentamos uma série de ações incluídas no Planejamento Estratégico que podem leva-lo ao sucesso:

  1. Entender claramente qual é o seu negócio, ou seja, além de definir o segmento de atuação responda, qual sensação seus clientes buscam ao consumir seus produtos ou serviços? As pessoas não compram roupa para se vestir, elas compram conforto, elegância, status;
  2. Estudar profundamente o cenário em que seu negócio esta envolvido, ou seja, quais são os fatores Políticos, Econômicos, Tecnológicos e Sociais que podem interferir no seu negócio, por exemplo: imagine a reação no segmento automotivo com a baixa do IPI, oportunidade para os revendedores de carros novos e ameaça para o comércio de carros usados;
  3. Pesquisar os fatores relacionados ao ambiente setorial, nele se encontram Clientes, Concorrentes e Fornecedores, entenda que você deve realizar pesquisas junto a esses atores empresariais, eles interagem com sua empresa diretamente;
  4. Realizar pesquisa com os colaboradores, procura ouvi-los, entende-los, abre os olhos para as observações por mais tolas que aparentam ser, afinal ele esta lidando diretamente com seu cliente;
  5. Participe de Feiras e  Eventos ligados ao seu segmento, isso lhe dará mais conhecimento sobre seus negócio e lhe apresentará inúmeras oportunidades, novos fornecedores, novas tecnologias e inovações;
  6. Abertura a inovação, permite a construção de um novo modelo mental para sair do quadrado, ou seja, por mais simples que pareça, pintar uma parede é uma inovação, mudar o layout também, assim tudo aquilo que através da mudança gera vantagens competitivas é uma inovação;
  7. Comparação da sua empresa com as outras do mercado, seja humilde, não tenha medo de aprender e permita que sua empresa aprenda com os erros dela, crie um ambiente organizacional positivo e colaborativo, a verdade é a base das relações de sucesso;
  8. Valorização sua Missão institucional ( o por quê do existir da Empresa) a Visão institucional (Aquilo que a Empresa deseja ser) e seus valores (Preceitos que conduzem o comportamento da empresa);
  9. Define claramente os objetivos e distribua de forma coerente definindo o papel de cada um nesse processo, data de inicio e fim da ação, valores a serem gastos, responsáveis, justificativas pela ação, e principalmente os indicadores de resultados, ou seja parâmetros comparativos de resultado;
  10. Cria um cronograma de ação e monitore periodicamente, lembre um Planejamento Estratégico de uma empresa tem vida própria, ele necessita ser acompanhado, ele pode mudar conforme o ambiente, ou seja ele não é estático, ele é dinâmico.

A realização de um planejamento estratégico é bastante exaustiva não apenas em sua construção mas principalmente em seu monitoramento.


Procure sempre um Profissional Qualificado e Sucesso!


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