Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

10 ações simples, baratas e que mudam a cara da sua empresa.


As soluções que apresento aqui neste texto são normalmente para os Micros e Pequenos Empresários com menos de dois anos de atuação, partindo do entendimento que uma empresa dificilmente irá muito longe sem esses elementos, no entanto existem exceções, nesses casos as mudanças devem ser urgentes, pois a empresa deve estar em um mar azul ou protegida por elementos ambientais que podem mudar e direcionar a empresa a outros rumos.


1-      Organograma – essa ferramenta apesar de simples cria uma sensação de ordem quanto às responsabilidades, os cargos e funções podem ser acompanhados de um documento que defina o perfil de cada cargo ou função partindo do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) assim cada um saberá quais são suas competências e suas responsabilidades.

2-      Código de Conduta – muito importante para fortalecer as regras, dar segurança a equipe, deve ser construído com toda a equipe, assim ficará claro quais são as regras para crescer na empresa, ninguém poderá dizer “eu não sabía”.

3-      Uniforme e identificação – é muito bom saber com quem você esta falando, seu nome e sua função, isso ajuda o cliente, os colaboradores e fortalece a imagem da empresa quanto a seriedade da instituição.

4-      Pro Labore – existe uma barreira psicológica em alguns empresários que veem o Pro Labore como um controle sobre eles, alguns chegam a questionar com repulsa “Agora eu não posso tirar dinheiro da minha empresa? Eu sou o dono!”  Na verdade o Pro Labore é o caminho para a profissionalização, o empresário deve separar o papel do dono e do profissional, o dono ( investidor)retira o lucro da empresa, o profissional que trabalha diariamente na empresa deve ter como todos os outros colaboradores um salário.

5-      Livro Caixa – controle básico de entrada e saída de dinheiro, fundamental para o cotrela financeiro da empresa.

6-      Fluxo de Caixa – é uma ferramenta mais complexa, permite ao empresário o planejamento de vendas, endividamento, controle de banco, contas a pagar e a receber.

7-      Formais de Controle de estoque, saída e entrada – pode ser uma ficha de entrada que acompanha o trajeto do produto até a entrega no cliente.

8-      Reuniões periódicas – reuniões devem ser curtas, objetivas, devem motivar a equipe, no entanto deve ser aberta ao feedback, sempre finalizada muito próximas do consenso e  postas em prática para não caírem no descrédito.

9-      Pesquisa de satisfação interna e externa – criar um questionário e aplicá-lo nem sempre é tão fácil como parece, mas a empresa pode começar por intervenções simples como sugerir ao cliente o preenchimento de um pequeno questionário com 3 ou 4 questões a fim de participar de uma promoção com prêmios em datas comemorativas, já com os colaboradores pode ser feito nas reuniões e deve se permitir que se identifiquem se desejarem, a pesquisa também deve ser feita com fornecedores e se possível com concorrentes.

10-   Inovação – inovar não é tão difícil como parece, você não precisa criar algo novo, algo que nunca foi criado por algum, você apenas deve fazer algo que melhore sua empresa, isso pode ser copiado, inovar é ser ousado, mas ao mesmo tempo responsável com os resultados. Muitas vezes inovar pode ser simplesmente fazer um Plano de negócios, um Planejamento estratégico, um sistema de gestão, usar mídias alternativas, uma nova fachada, um novo layout, uma promoção. O importante é que os atores empresariais (colaboradores, clientes, fornecedores, a sociedade e o empresário) se vejam dentro dessa inovação, atuando ou sendo beneficiado.

Alberto Belluzzo é Formado como Bacharel em Administração, Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e MBA Executivo em Negócios pela Universidade Norte do Paraná, Atua como Consultor do SEBRAE- TO nas áreas de Planejamento Empresarial e Legislação de MPEs, Professor Acadêmico e Proprietário da Engenharia Empresarial empresa especializada em Gestão com foco no Planejamento Estratégico Público ou Privado e Capitação de Recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre esse conteúdo.