As soluções que apresento aqui neste
texto são normalmente para os Micros e Pequenos Empresários com menos de dois
anos de atuação, partindo do entendimento que uma empresa dificilmente irá
muito longe sem esses elementos, no entanto existem exceções, nesses casos as
mudanças devem ser urgentes, pois a empresa deve estar em um mar azul ou
protegida por elementos ambientais que podem mudar e direcionar a empresa a
outros rumos.
1- Organograma – essa ferramenta apesar de
simples cria uma sensação de ordem quanto às responsabilidades, os cargos e
funções podem ser acompanhados de um documento que defina o perfil de cada
cargo ou função partindo do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) assim cada
um saberá quais são suas competências e suas responsabilidades.
2- Código de Conduta – muito importante
para fortalecer as regras, dar segurança a equipe, deve ser construído com toda
a equipe, assim ficará claro quais são as regras para crescer na empresa, ninguém
poderá dizer “eu não sabía”.
3- Uniforme e identificação – é muito bom
saber com quem você esta falando, seu nome e sua função, isso ajuda o cliente,
os colaboradores e fortalece a imagem da empresa quanto a seriedade da
instituição.
4- Pro Labore – existe uma barreira
psicológica em alguns empresários que veem o Pro Labore como um controle sobre
eles, alguns chegam a questionar com repulsa “Agora eu não posso tirar dinheiro
da minha empresa? Eu sou o dono!” Na
verdade o Pro Labore é o caminho para a profissionalização, o empresário deve
separar o papel do dono e do profissional, o dono ( investidor)retira o lucro
da empresa, o profissional que trabalha diariamente na empresa deve ter como
todos os outros colaboradores um salário.
5- Livro Caixa – controle básico de
entrada e saída de dinheiro, fundamental para o cotrela financeiro da empresa.
6- Fluxo de Caixa – é uma ferramenta mais
complexa, permite ao empresário o planejamento de vendas, endividamento, controle
de banco, contas a pagar e a receber.
7- Formais de Controle de estoque, saída e
entrada – pode ser uma ficha de entrada que acompanha o trajeto do produto
até a entrega no cliente.
8- Reuniões periódicas – reuniões devem
ser curtas, objetivas, devem motivar a equipe, no entanto deve ser aberta ao feedback,
sempre finalizada muito próximas do consenso e postas em prática para não caírem no
descrédito.
9- Pesquisa de satisfação interna e externa
– criar um questionário e aplicá-lo nem sempre é tão fácil como parece, mas a
empresa pode começar por intervenções simples como sugerir ao cliente o
preenchimento de um pequeno questionário com 3 ou 4 questões a fim de
participar de uma promoção com prêmios em datas comemorativas, já com os colaboradores
pode ser feito nas reuniões e deve se permitir que se identifiquem se
desejarem, a pesquisa também deve ser feita com fornecedores e se possível com
concorrentes.
10- Inovação – inovar não é tão difícil como
parece, você não precisa criar algo novo, algo que nunca foi criado por algum, você
apenas deve fazer algo que melhore sua empresa, isso pode ser copiado, inovar é
ser ousado, mas ao mesmo tempo responsável com os resultados. Muitas vezes
inovar pode ser simplesmente fazer um Plano de negócios, um Planejamento estratégico, um sistema
de gestão, usar mídias alternativas, uma nova fachada, um novo layout, uma
promoção. O importante é que os atores empresariais (colaboradores, clientes,
fornecedores, a sociedade e o empresário) se vejam dentro dessa inovação,
atuando ou sendo beneficiado.
Alberto Belluzzo é Formado como Bacharel em
Administração, Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e MBA
Executivo em Negócios pela Universidade Norte do Paraná, Atua como Consultor do
SEBRAE- TO nas áreas de Planejamento Empresarial e Legislação de MPEs, Professor
Acadêmico e Proprietário da Engenharia Empresarial empresa especializada em
Gestão com foco no Planejamento Estratégico Público ou Privado e Capitação de
Recursos.
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